Dangun Feveron

Review: Bored_Cyrus | Data: 02/08/2008

Ficha
Nome alternativo: Fever SOS (Japão)
Plataforma Adaptações/Outras versões Data de Lançamento
Arcade 09/1998
Desenvolvimento Publicação Classificação
Cave Nihon System Visão Superior / Rolagem Vertical
Multiplayer: Até 2 jogadores em modo cooperativo.
Review

“Heaven is here inside my soul!!”

Se houvesse algum prêmio que coroasse as idéias mais exóticas da indústria dos games, Dangun Feveron seria, definitivamente, um sério candidato. Muito além de ser mais um shooter maníaco da Cave, este game tem a notável distinção de ter uma trilha sonora formada por música disco/dance e gráficos todo coloridinhos e psicodélicos. Em outras palavras, a proposta de Dangun Feveron é emular o clima de uma discoteca dos anos 70! Fica a pergunta: quanto de Village People e ABBA a Cave deve ter consumido para chegar a uma idéia dessas…?

Depois de alguns sorrisos com a infame tela inicial de alerta à la All Your Base (“Violator […] will be prosecuted to the full extent of the jam” [sic]), você deverá escolher um entre os três tipos de nave: A, B e C. A nave A (um treco com um formato, digamos, suspeito) atira com uma rajada vermelha e concentrada. A nave B produz tiros amarelos e de alcance intermediário em comparação às demais naves. E, por fim, a nave C dispara com o tiro azul, o mais abrangente de todos. Independente da nave, você terá três ataques básicos: tiro rápido, tiro secundário (powerful shots) e, claro, uma super bomba. O tiro rápido poderá ser melhorado com power-ups.

Naves

Naves

Depois de escolher a nave, você deverá optar por um entre os chamados powerful shots, ataques secundários produzidos ao se segurar o botão de tiro. São três:

  • Lock On: um fluxo contínuo de discos espinhosos que perseguem algum alvo em específico
  • Bomb: mísseis que caminham lentamente em direção reta.
  • Roll: raios de energia que são carregados dependendo do tempo durante o qual é segurado o botão.

Dangun Feveron se destaca pela quantidade de customização que permite ao jogador. Além de poder fazer as escolhas já citadas, você também pode decidir quão rápido sua nave deve se mover. São quatro níveis, que variam do extremamente lerdo ao supersônico. Todas estas escolhas, incluindo a nave, podem ser trocadas no meio do jogo se você usar um continue. O fato de você não ter um comando para trocar essas opções no meio do jogo coloca um pouco mais de dificuldade na equação, porque em alguns trechos dos estágios seria interessante ir mais rápido, mais lento ou trocar o powerful shot.

Na essência, Dangun Feveron é um shooter como qualquer outro: você lança tiros nos inimigos e, de vez em quando, uma super-bomba. São cinco fases, com chefes casca-grossa no final de cada uma delas. Mesmo assim, Dangun Feveron e a palavra “normal” são duas coisas que podem dificilmente ser associadas. Não se você considerar que os inimigos atiram bolinhas coloridas como verdadeiros alucinados, preenchendo praticamente todos os cantos da tela com toneladas e toneladas de artilharia capaz de mandar para o hospital qualquer pessoa mais suscetível a ataques epiléticos. O game tem uma ação impressionantemente ininterrupta: mal você dá cabo de uma leva de inimigos enfurecidos, logo será atacado por outras e outras. Ter reflexo, instinto, agilidade nos controles e sangue frio (muito sangue frio) é praticamente imperativo em Dangun Feveron, porque não somente os tiros que os inimigos despejam são um tanto numerosos — não raro cobrindo toda a extensão da tela — como também velozes. Um deslize de décimos de segundo e você vira passado. E os inimigos também não são “burros”, não atiram sempre nos mesmos lugares de tal modo que bastasse uma boa memória para você terminar este game sem ter que encher os bolsos do dono do Arcade (vamos fingir que você não vai jogar Dangun Feveron no MAME): eles atiram exatamente onde você está, forçando você a se mover hiperativamente por todos os cantos da tela.

O jogo tem cinco fases razoavelmente curtas, portanto a parte interessante dele não está exatamente em terminá-lo. A graça mesmo de Dangun Feveron está em fazer pontos. O game tem um sistema de pontuação bastante exigente e competitivo, que obriga você a se preocupar com mais coisas do que simplesmente atirar em tudo indiscrimindamente e ver os números no topo da tela decolarem. De modo geral, fazer pontos em Dangun Feveron funciona desta forma: ordinariamente, cada inimigo abatido dá um e apenas um mísero ponto. Entretanto, cada inimigo destruído derruba um determinado número de “prisioneiros”. Imagine bonequinhos Playmobil que ficam girando e rebatendo em todos os cantos da tela, lentamente, dentro de uma cápsula vermelha — é exatamente isso o que os inimigos derrubam. Se você capturá-los, um pequeno contador localizado abaixo do número de pontos irá se elevar em 1 unidade. O número do contador mais uma unidade será a quantidade de pontos você irá ganhar ao derrubar o próximo inimigo. Portanto, se você recapturou 50 prisioneiros e destruir alguma nave inimiga, você ganha 51 pontos com cada inimigo abatido.

Mas nem tudo são flores. Se você deixar por tempo demais qualquer prisioneiro na tela sem capturá-lo, ele irá “escapar” pela parte de cima da tela. E o que isso significa? Significa que seu contador de prisioneiros, apesar de aparentar intocado, será na verdade resetado e você terá que, novamente, recapturar outros prisioneiros para obter mais que um ponto por inimigo. Não deixar a peteca cair não é exatamente uma tarefa simples: você terá que administrar isso com a quantidade covarde de fogo inimigo cruzando a tela, capturando os prisioneiros que fogem sem deixar ser acertado, o que nem sempre (quase nunca) é simples e vai se tornando mais difícil a cada fase que passa. Se algum prisioneiro ficar perigosamente perto de escapar, você pode lançar uma super bomba e congelá-los temporariamente. E, claro, o placar é zerado a cada continue, incluindo o registro da pontuação conseguida em fases anteriores, tornando bem difícil a tarefa de manter uma pontuação consistente até o final do jogo.

Na parte visual do game, Dangun Feveron conta com gráficos muito bem detalhados, mais ou menos no mesmo estilo “sci-fi” que a Cave havia feito semelhantemente em DoDonPachi, um ano anotes. A diferença é que o game é ambientado no espaço, e você passará por lugares como estações e colônias espaciais, fortalezas de alta tecnologia e todos os clichês possíveis de um shooter espacial. Um aspecto interessante do game na parte gráfica é que alguns inimigos e “partes” dos chefes não são estáticos, se rotacionando para acompanhar sua nave conforme o lado para o qual você vai. Bem, para que você não tenha dúvidas de que está diante de uma homenagem aos tempos da discoteca, Dangun Feveron está cheio de tiros coloridos, cenários piscantes e pessoas dançando. Pessoas dançando?! Pois é, quando você lança uma “super-bomba”, várias silhuetas de pessoas balançando os esqueletos pipocam na tela, explodindo como mágica todos os seus desafortunados inimigos.

Bem, como não mencionar a música de Dangun Feveron? Pois bem, correndo o risco de chover no molhado: a trilha sonora do game é pura música Disco. Apesar de preferir enfiar minha cabeça numa privada a encarar mais que 15 minutos de Disco, devo admitir que a trilha sonora de Dangun Feveron é bem produzida e tem tudo para agradar àqueles que gostarem desse tipo de som. Mas mesmo esses têm um bom motivo para deixar tudo no modo “mudo”: o narrador. Por alguma razão que sabe-se lá Deus qual — provavelmente entorpecentes — a Cave resolveu colocar algumas vozes gravadas de um “narrador” em Dangun Feveron. Durante os estágios, você vai ter que aturar linhas como “Heaven is here inside my soul” [sic], “You can’t stop this fever!” [sic], “Feeeeeeeeeeever!” [sic], entre outros comentários irritantes do gênero. Deixasse só a música Disco que já estava de bom tamanho…

Dangun Feveron é o típico shooter que você pode terminar em 20 minutos no MAME abusando dos créditos infinitos e esquecer para sempre, ou então jogar viciadamente até sentir a satisfação de ter dominado um game realmente desafiador. Se você se encaixa no último caso, decididamente não há como errar com Dangun Feveron. Aliás, se você ainda por cima tem um pote de brilhantina guardado bem no fundo de seu armário e sabe de cor a letra de Dancing Queen, esqueça a avaliação abaixo porque este aqui é o jogo da sua vida…

Avaliação
Estrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela Vazia
Screenshots

Curiosidades
Trilha sonora

A Scitron/Gamest lançou (04/12/1998) um álbum contendo a trilha sonora de Dangun Feveron, composta por Ryuichi Yabuki e Nanpei Misawa.

Dicas / Segredos
Personagens secretos

É possível jogar com personagens secretos do game Uo Poko, um puzzle da Cave. Inisira uma moeda e faça a seguinte sequência rapidamente:

Baixo + Cima + Direita + Esquerda + Cima + Baixo + Esquerda + Direita + Start.

O primeiro jogador controlará Uotaro e o segundo, Poko. Se você perder um continue, terá que fazer a sequência outra vez para continuar jogando com o personagem secreto.

Modo Time-Attack

Insira um crédito, segure A+B e aperte Start simultaneamente.

Este artigo foi postado em Reviews, Reviews: Arcade e marcado como , , , . Adicione o permalink a seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *