19XX: The War Against Destiny

Review: Bored_Cyrus | Data: 02/08/2008

Ficha
Nome alternativo: 19XX: The Battle Against Destiny (Europa e Japão)
Plataforma Adaptações/Outras versões Data de Lançamento
Arcade 07/12/1995 (Japão e EUA), 18/12/1995 (Europa)
Desenvolvimento Publicação Classificação
Capcom Capcom Visão Superior / Rolagem Vertical
Multiplayer: Até 2 jogadores em modo cooperativo.
Review

Depois de um bom intervalo de 5 anos a partir de 1941: Counter Attack, a Capcom resolveu ressuscitar a sua série de shooters ambientados na década de 40 e partir para paisagens mais modernas. Longe de tiroteios monótonos contra naviozinhos datados e caças japoneses de Segunda Guerra Mundial, 19XX: The Battle Against Destiny põe o jogador para atirar contra tanques, super-caças e máquinas de guerra gigantescas, tudo para evitar que uma organização maléfica-aleatória coloque seus brinquedinhos nucleares para funcionar.

Logo na tela de seleção de naves fica evidente que este é mesmo um game da série de 1942. Além do P-38 Lightning, “estrela” nos primeiros games da série, você também poderá escolher entre os aviões Mosquito e Shinden. Além da aparência, há algumas diferenças entre as naves para as quais você deve estar atento na hora de escolher. O Lightning é uma espécie de “meio-termo”, equilibrado em velocidade e força e capaz de realizar o melhor tiro especial. O Mosquito é lento em comparação aos outros, mas tem o ataque mais forte. Por fim, o Shinden é o oposto do Mosquito: rápido, porém fraco e consequentemente incapaz de derrubar naves de forma rápida. Cabe a você escolher o que mais se adaptar ao seu estilo de jogo.

Aviões

Aviões

Independente da escolha, você tem um arsenal bem interessante. O avião tem três formas de atacar. O tiro rápido é produzido ao se pressionar rapidamente o botão de tiro principal. Se o botão for segurado por alguns momentos, sua nave poderá carregar e lançar um tiro especial, mais forte que o normal e capaz de atacar com mísseis teleguiados se houverem alvos grandes na tela. Por fim, temos a super bomba, o ataque especial para o qual recorrem apelões e desesperados, capaz de transformar o cenário em uma paisagem desolada. Tal qual o ataque normal, a super-bomba também pode ser carregada. Quanto mais tempo o botão de lançamento da bomba for segurado, maior será o estrago causado.

Os indispensáveis power-ups existem em três modalidades aqui: vermelho, azul e verde. O vermelho dá o tiro “padrão”, o azul dá lasers retos e o verde dá mísseis que disparam em três direções. Qualquer nave pode pegar qualquer power-up, mas há um porém: o segundo nível de atualizações de cada uma só está disponível para uma em específico. É melhor exemplificar: o avião Lightning, que possui afinidade com o power-up azul, terá um ataque mais forte se pegar dois azuis em sequência. Se ele fizer o mesmo com qualquer outro que não seja azul, o primeiro nível de ataque permanecerá. Da mesma forma, Mosquito tem afinidade com o power-up vermelho e Shinden com o verde. Para fins de pontuação, itens em forma de medalhas de diversos tipos também podem ser coletados ao longo dos estágios. Dependendo da quantidade de estrago deixada na fase, você subirá seu rank. O rank pode subir em até cinco níveis por fase e define o valor das medalhas coletadas, aumentando a pontuação. Curiosamente, a pontuação do jogador não é resetada ao se usar um continue. Ou seja, basta alimentar a máquina com algumas fichas, aguentar até o final e perpetuar seu nome no topo do highscores.

O game consiste basicamente de 6 estágios, que se passam em uma variedade de localizações no globo como o Mar Vermelho e o Estreito da Dinamarca. Como manda a tradição da série 1942, os combates iniciam em alto mar, mas logo uma série de outros cenários começam a ser explorados: selvas, montanhas, cachoeiras, inovando um pouco com cidades e bases militares modernas. Os estágios são bem o que você esperaria de um shooter padrão, repletos de inimigos, uma boa porção de tiros indo para os lados rapidamente e chefes gigantescos. As coisas começam a mudar um pouco a partir do meio do game, quando a tela sai um pouco da tradicional rolagem vertical e passa a ir para várias direções. O game é apresentado por uma arte 2-D excelente, com belos cenários e inimigos e chefes desenhados com um nível respeitável de detalhismo. Há também alguns efeitos visuais interessantes, mesmo que não pareçam muita coisa, como explosões que lançam estilhaços e fragmentos para os lados. A trilha sonora, por outro lado, é apenas mediana e funcional: uma seleção de musiquinhas nas quais você muito possivelmente não irá parar para reparar.

No final das contas, 19XX: The Battle Against Destiny não impressiona, mas é um shooter divertido. O jogo é razoável em relação à dificuldade, o que pode garantir alguma diversão para jogadores mais casuais de shooters.

Avaliação
Estrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaMeia EstrelaEstrela Vazia
Screenshots

Curiosidades
Trilha sonora

A Victor Entertainment lançou (03/04/1996) um álbum contendo a trilha sonora de 19XX: The Battle Against Destiny, composta por SYUN “KOBEKKO” Nishigaki e ZUZUKI Tatsuro.

Dicas/Segredos
Mudar a música do primeiro estágio para o tema de 1942

É possível alterar a música do primeiro estágio para aquele tema tosco do antigo shooter 1942. Na tela inicial, após inserir uma moeda, faça a seguinte sequência:

Cima + Direita (9 vezes) + Baixo (4 vezes) + Esquerda (2 vezes)

Mudar a música do primeiro estágio para o tema de 1942 re-arranjado

Mesmo procedimento do truque anterior, mas a sequência é outra:

Cima + Baixo (9 vezes) + Diagonal Cima-Esquerda + Diagonal Baixo-Direita + Diagonal Cima-Direita + Diagonal Baixo-Esquerda + Diagonal Cima-Esquerda + Diagonal Baixo-Direita + Diagonal Cima-Direita + Diagonal Baixo-Esquerda

Este artigo foi postado em Reviews, Reviews: Arcade e marcado como , , . Adicione o permalink a seus favoritos.

7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *