Review: Bored_Cyrus | Data: 02/08/2008
Ficha
Nome alternativo: 1943: Midway Kaisen (Japão) | ||
Plataforma | Adaptações/Outras versões | Data de Lançamento |
Arcade | Amiga, Atari ST, Commodore 64, GameTap NES, TurboGrafx-16, ZX Spectrum | 06/1987 |
Desenvolvimento | Publicação | Classificação |
Capcom | Capcom | Visão Superior / Rolagem Vertical |
Multiplayer: Até 2 jogadores em modo cooperativo. |
Review
1943: The Battle of Midway, um game cujo título provocaria sérios ataques de raiva em professores de história dedicados*, é a “continuação espiritual” do clássico 1942. Seu objetivo continua o mesmo: lutando em nome dos todos-poderosos Estados Unidos, visitar localidades estratégicas no Oceano Pacífico, em plena Segunda Guerra Mundial, destruindo aviões, navios de guerra e bombardeiros pertencentes ao exército japonês. O objetivo final: o gigantesco navio de guerra Yamato. O jogo tem um total de 16 estágios, exatamente metade dos 32 de 1942.
Cada estágio transcorre da seguinte forma: na primeira parte, você enfrenta forças aéreas. Em determinadas fases, após essa parte, você desce para altitudes mais baixas e inicia um combate com alguns navios (os chefes de fase). Em outras, você permanece em altas altitudes para destruir os chefes aéreos, bombardeiros japoneses que mergulharam no fermento. No fim de cada fase, sua nave tem a barra de energia enchida conforme a porcentagem de dano infringido nos chefes (que também define se sua missão foi “bem-sucedida” ou não, dando ou não pontos de bônus) e o número de “Loops” que sobraram (representados pela letra “R” no topo da tela).
Continuando a tradição, você controla um P-38 Lightning, mas, diga-se de passagem, seu aeroplano está bem melhor equipado. Você tem apenas uma vida por crédito, mas conta com uma barra de energia. Se você morrer, é só colocar outro crédito e continuar a fase de onde parou. Nada de voltar tudo denovo. Mesmo assim, 1943: Battle of Midway pode ser bem frustrante. O jogo multiplica rapidamente o número de tiros e de inimigos aparecendo na tela a cada fase que passa, fazendo com que a dificuldade progrida rapidamente, embora as fases em si não mudem muito. Você gosta do mar? O jogo se passa praticamente inteiro em cima de água, assim como 1942. Aproveite!
Sua nave executa ações conforme dois botões, fora os direcionais é claro. Apertando-se o primeiro você produz o tiro normal. O segundo é multifuncional: ora executa o Loop, ora te dá algo que eu gosto de chamar de “controle metereológico”. De alguma forma inexplicável, você produz Tsunamis, furacões e ciclones, lançando depois essas catástrofes naturais contra seus pobres inimigos japoneses. Essa espécie de “super-bomba”, é claro, vem a um preço: você perde uma boa quantidade da sua barra de energia. Então maneire, afinal esse negócio de ficar brincando de Deus nunca dá muito certo…
Perder energia em 1943 é muito fácil. Além de sua barra de vida ser reduzida quando, óbvio, você é atingido por algum tiro inimigo ou se choca com alguma outro avião (o estrago nesse evento depende do tamanho do inimigo com o qual você colidiu, alguns fazem você explodir na hora), há também uma maneira muito mais estranha de se perder energia: ficando vivo. É isso mesmo. Só o fato de estar vivo faz você perder energia! Se a idéia era relacionar isso com “combustível”, seria muito melhor e menos irritante se houvesse um outro medidor na tela. Mas paciência.
O jogo também tem boa uma variedade de power-ups. Como acontecia em 1942, estes abençoados itens aparecem se você destruir por completo uma formação de aviões vermelhos que ocasionalmente cruza a tela. Feito isso, você é agraciado com um ícone que rapidamente muda sua face: dependendo da imagem que está na face quando você o coleta, sua nave recebe um melhoramento diferente. Há cinco tipos de tiros: Shotgun, 3-Way, Auto, Super Shell e Laser. Cada tiro tem um tempo estipulado de uso e após este tempo a arma passará a disparar com o tiro normal. Ao invés de coletar melhoramentos de tiros, você também pode optar por pegar o power-up “POW”, que aumenta um pouco a energia da sua nave. Ainda há outros power-ups mais raros, como um que enche 100% a energia da nave, por exemplo.
Não é lá essas coisas, mas 1943: The Battle of Midway ainda tem alguma graça. Principalmente se você deseja jogar algo sem pensar muito, por uns 20 ou 30 minutos.
Avaliação
Screenshots
Curiosidades
*Nota cultural: a verdadeira Batalha de Midway
O título do game e o texto no final carregam uma certa inconsistência histórica: a verdadeira batalha de Midway ocorreu em 1942, entre os dias 4 e 7 de junho, e não em 1943. É fato que os Estados Unidos realmente venceram nesta batalha, infringindo graves danos ao exército japonês e virando o jogo no conflito do Pacífico (lógico, não com um aviãozinho só). Pois é, RetroShooting também é cultura!
Dicas / Segredos
Ativar armas no início dos estágios
No começo de cada estágio, você pode realizar uma sequência para ativar alguma arma em especial. Aí vão as sequências:
Estágio | Efeito/Sequência |
1 | Ativa Small Shot Gun. Aperte Baixo (do primeiro jogador) e depois A (do segundo jogador). |
2 | Ativa Big Shot Gun. Aperte A (do primeiro jogador) e depois B (do segundo jogador). |
3 | Ativa Laser. Aperte Diagonal Cima-Direita + A + B (do primeiro jogador) e depois Baixo + B (do segundo jogador). |
4 | Ativa Big Shot Gun. Aperte Diagonal Baixo-Esquerda + B (do primeiro jogador) e depois Diagonal Cima-Esquerda (do segundo jogador). |
5 | Ativa 3-Way. Aperte A (do primeiro jogador) e depois Cima (do segundo jogador). |
6 | Ativa Auto. Aperte Esquerda (do primeiro jogador) e depois Direita + B (do segundo jogador). |
7 | Ativa Shell. Aperte Diagonal Cima-Esquerda (do primeiro jogador) e depois Baixo (do segundo jogador). |
8 | Ativa 3-Way. Aperte Esquerda + A + B (do primeiro jogador) e depois A + B (do segundo jogador). |
9 | Ativa Laser. Aperte Diagonal Baixo-Direita + A + B (do primeiro jogador) e depois Diagonal Baixo-Direita + A + B (do segundo jogador). |
10 | Ativa Shell. Aperte Diagonal Cima-Direita + B (do primeiro jogador) e depois Baixo-Direita (do segundo jogador). |
11 | Ativa Auto. Aperte Diagonal Cima-Esquerda (do primeiro jogador) e depois Direita + A (do segundo jogador). |
12 | Ativa 3-Way. Aperte Direita + A + B (do primeiro jogador) e depois Diagonal Cima-Direita + A + B (do segundo jogador). |
13 | Ativa Auto. Aperte Cima (do primeiro jogador) e depois Baixo (do segundo jogador). |
14 | Ativa Laser. Aperte Diagonal Cima-Esquerda + A + B (do primeiro jogador) e depois Direita + A + B (do segundo jogador). |
15 | Ativa Shell. Aperte Diagonal Baixo-Direita + A (do primeiro jogador) e depois Diagonal Baixo-Esquerda + A (do segundo jogador). |
16 | Ativa Auto. Aperte Direita + A (do primeiro jogador) e depois Diagonal Cima-Direita + A (do segundo jogador). |
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