Prehistoric Isle in 1930

Review: Bored_Cyrus | Data: 02/08/2008

Ficha
Nome alternativo: Genshi-Tou 1930’s (Japão)
Plataforma Adaptações/Outras versões Data de Lançamento
Arcade 06/1989
Desenvolvimento Publicação Classificação
SNK SNK Visão Lateral / Rolagem Horizontal
Multiplayer: Até 2 jogadores em modo cooperativo.
Review

O que aconteceria se seres humanos e dinossauros, que jamais cruzaram olhares na vida real (a menos que surja uma nova teoria à respeito), se encontrassem? Essa situação imaginária já alimentou várias obras de ficção, com resultados que variam do interessante ao absurdo. Este game se encaixa justamente no último caso. Afinal, o que você diria sobre pegar um aeroplano totalmente podre e ir contra uma verdadeira de infestação de dinossauros carniceiros? Não é algo muito inteligente a se fazer, mas é justamente a sua tarefa aqui. Alguém tem que fazer o trabalho sujo, afinal…

Realizado pela SNK em tempos pré-NeoGeo, o game faz você encarnar um grupo de investigadores que partem para o Triângulo das Bermudas, a fim de descobrir que sumiço tiveram todos aqueles que por ali passaram. As causas logo ficam claras: inexplicavelmente, o lugar abriga uma infinidade de criaturas pré-históricas que todos julgavam estar extintos a eras. Nesse ambiente hostil, você deve lutar para prevalecer na lei do mais forte, atirando em tudo que encontrar e elevando o número de fósseis ao longo do caminho.

O game é um shooter horizontal bem simples. São cinco estágios, ambientados em lugares como uma selva, um oceano e um vulcão. Você deve despachar uma grande variedade de criaturas e monstros, alguns semelhantes a criaturas pré-históricas verdadeiras e outros um pouco mais… imaginativos. Casualmente, você passará por alguns lugares onde existem alguns hominídeos no chão. Engana-se se pensar que seus semelhantes vão te ajudar: eles pulam em cima do seu pobre aeroplano e atrapalham seu movimento, provocação suficiente para você transformá-los em poeira! No final da fase, você enfrentará um chefe que é, por convenção, gigantesco, ocupando uma boa parte da tela. O engraçado é que cada um destes monstrengos, antes da batalha, é devidamente apresentado por um texto, informando o nome (que eu não chamaria exatamente de “científico”) e dados duvidosos sobre comprimento e peso da criatura.

Como fica explicitado no título do game, tudo se passa no caótico ano de 1930. As coisas não andavam lá muito fáceis nesta época e tudo que você recebeu do governo para a missão é um simples biplano com poder de fogo capenga e pouca agilidade. Um banquete fácil para os dinossauros. Felizmente, alguém teve a idéia genial de inventar os power-ups nos videogames e aqui eles existem em dois tipos: “P” e “S”. O “P” eleva o poder do tiro e o “S” dá mais agilidade a seu teco-teco. Morrer resulta em perda dos power-ups coletados, que, aliás, você consegue destruindo pequenos ovos flutuantes (?). Não existem ataques especiais ou super bombas no game. Pelo menos há a desculpa de que se passa nos anos 30…

Para evitar virar lanchinho de dinossauro, você pode contar com a ajuda de um pequeno dispositivo que permanece perto da nave ao se coletar um power-up “p”. Lembra um pouco aquele do R-Type. Ele pode ser movido e usado para bloquear qualquer elemento inimigo que entre em contato, funcionando como um escudo muito útil. Caso o pior aconteça e você acabe derrubado, há mais de uma vida por continue e você não precisa voltar boa parte da fase ao morrer.

Apesar de repetitivo e gratuitamente difícil em alguns momentos, o game até tem seus atrativos: gráficos 2D bons para a época e um modo cooperativo de dois jogadores, o que não é lá muito comum para shooters horizontais.

Avaliação
Estrela CheiaEstrela CheiaMeia EstrelaEstrela VaziaEstrela Vazia
Screenshots

Este artigo foi postado em Reviews, Reviews: Arcade e marcado como , . Adicione o permalink a seus favoritos.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *