Parodius Da! – Shinwa kara Owarai e

Review: Bored_Cyrus | Data: 24/12/2008 | Última Revisão: 30/07/2011

Ficha
Plataforma Adaptações/Outras versões Data de Lançamento
Arcade Nintendo (NES), PlayStation/Sega Saturn (Gokujou Parodius Da! Deluxe Pack), PC-Engine/TurboGrafx-16, Sharp X68000 04/25/1990
Desenvolvimento Publicação Classificação
Konami Konami Visão Lateral / Rolagem Horizontal
Multiplayer: Até 2 jogadores, alternadamente.
Review

Se rir é o melhor remédio, rir de si mesmo deve ser a melhor terapia. A julgar por Parodius, deve ser essa a filosofia do pessoal da Konami. O game é, basicamente, o eterno clássico Gradius infestado de auto-paródia e do mais bizarro senso de humor japonês. Como se fosse realmente preciso juntar “humor japonês” e “bizarro” em uma mesma sentença. Parodius Da! não deve ser considerado o primeiro game da série, já que este título cabe a Parodius: Tako wa Chikyuu o Sukuu, lançado para o MSX.

O que a Konami promete no título, ela entrega: Parodius usa o mesmo esquema de jogo de Gradius, com o mesmo sistema de power-ups e rolagem de tela horizontal. Os estágios são praticamente reproduções bem-humoradas dos de Gradius, a tal ponto que o nível de “graça” que você acha no game acaba ficando condicionado à experiência de ter jogado ou não outros Gradius antes. O famoso estágio das estátuas “Moai” de Gradius, por exemplo, reaparece aqui com as estátuas trocadas por elementos mais bizarros. No caso, palhaços gigantes jogando geléias em você. Outro exemplo hilário é o pássaro de fogo de Gradius 2, que “reaparece” neste game na forma de uma águia usando um enorme chapéu com as inconfundíveis cores da bandeira americana! Enfim, a lista poderia continuar aqui por horas. O game inteiro é uma paródia, afinal de contas.

Em Parodius Da!, você tem quatro personagens a escolher e cada um adquire armas diferentes com os power-ups: Vic Viper (de Gradius), Octopus*, Twin Bee (do shooter homônimo) e Pentarou (o pinguim do game Penguin Adventure). No início do game, quando você escolhe os personagens, também é possível escolher se os power-ups serão usados automaticamente ou se você prefere fazer isso manualmente. Durante os estágios, você cruzará com itens em forma de sinos, exatamente como os dos games Twin Bee: dependendo da cor do sino coletado, você poderá usar um ataque especial diferente.

Enfim, Parodius Da! é um game tão divertido quanto qualquer Gradius, mas com a vantagem de ser bem-humorado. Exatamente: a maioria dos games atuais se leva a sério demais, então sempre é bacana encontrar um que se orgulha em ser simplesmente bobo.

Avaliação
Estrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela Vazia
Screenshots

Curiosidades
Octopus

Na versão original, em japonês, Octopus se chama Takosuke. É uma brincadeira com a palavra “tako”, que significa “polvo” em japonês, e o sufixo “-suke”, bem comum em nomes de homens no Japão.

Sub-título

O subtítulo do jogo significa algo como “De mito a riso”, uma brincadeira com o subtítulo japonês de Gradius 3: “Densetsu Kara Shinwa e” (que, por sua vez, significava algo como “De lenda à mito”). O game é frequentemente chamado simplesmente de Parodius, o que pode causar confusão com o primeiro game da série lançado para o MSX, em terras japonesas.

Este artigo foi postado em Reviews, Reviews: Arcade e marcado como , , , , . Adicione o permalink a seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *