1941: Counter Attack

Review: Bored_Cyrus | Data: 21/04/2010 | Última Revisão: 30/07/2011

Ficha
Plataforma Adaptações/Outras versões Data de Lançamento
Arcade Turbografx-16/PC-Engine 01/02/1990 (Japão)
Desenvolvimento Publicação Classificação
Capcom Capcom Visão Superior / Rolagem Vertical
Multiplayer: Até 2 jogadores em modo cooperativo.
Review


Três anos depois de 1943: The Battle of Midway e seis depois de 1942, a Capcom resolveu reciclar a idéia de shoot-em-ups ambientados na Segunda Guerra Mundial, lançando aquele que teria menos compromisso com qualquer fidelidade histórica até então: 1941. Não que fidelidade fosse um objetivo, de qualquer maneira. Em vez das costumeiras batalhas contra o exército Imperial Japonês, aqui você é colocado contra a terrível força aérea da Alemanha Nazista, chegando até mesmo a ter que lutar contra gigantescos foguetes V-3*!

1941: Counter Attack foi uma grata surpresa: o jogo tem muito mais ação, mais variedade de cenários e funciona melhor que todos seus antecessores. Pessoalmente, supera até mesmo os dois games que o sucederam, 19XX: The Battle Against Destiny e 1944: The Loop Master. O ritmo do jogo (lembrando que foi lançado em 1990) é mesmo impressionante. Do começo do jogo ao fim você é lançado contra uma enxurrada de caças e inimigos sortidos, que não hesitam em vir de todos os lados aos montes e até surpreendem em alguns momentos. Não é muito um shoot-em-up de decorar padrões, mas de simplesmente ser rápido no controle. Escapar de tudo que vem ao seu encontro é um desafio que continua interessante mesmo hoje, 20 anos depois.

Há uma quantidade muito mais razoável de power-ups do que nos games anteriores e – surpresa! – eles realmente ajudam, mas continuam temporários. A Capcom foi relativamente generosa e deu uma barra de vida a sua nave, para compensar a quantidade de inimigos com os quais você vai colidir: conforme as fases vão passando, essa barra vai inclusive aumentando. Então não é simplesmente encostou, morreu. Falando em encostar, o design dos estágios inclui barreiras naturais como montanhas, o que é um bônus considerável de dificuldade, mas você não morre se simplesmente esbarrar nelas. Pelo contrário, você pode tirar vantagem disso! Encostando nelas, sua nave começa a girar, e você pode aproveitar para atirar em todas as direções e acertar aqueles desgraçados que estavam na sua cola.

Visualmente, o game pode dar a impressão de ser um pouco pobre de elementos, embora dê para dar mais que um desconto pela época em que foi lançado: o que foi feito, foi feito muito bem. Uma prévia do belo estilo visual de 19XX, 1941: Counter Attack reconta a História colocando máquinas futuristas gigantescas para brigar contra seu mirrado P-38 Lightning em plena Segunda Guerra Mundial! Mais vital que os gráficos, entretanto, é o desempenho: é sempre bom poder assistir a um monte de tiros e explosões na tela sem que ocorra uma travadinha sequer, pelo menos nenhuma tão grave. Na parte “auditiva”, 1941: Counter Attack meio que peca pela falta de musiquinhas grudentas (quem não gosta de uma?!), mas esse nunca foi um ponto forte da série mesmo.

1941: Counter Attack parece ter inspirado vários elementos de outro ótimo shoot-em-up da Capcom, Varth: Operation Thunderstorm. Se você é do tipo de jogador expert, que gosta de terminar tudo com um crédito e fazer gazipentametalhões de pontos como ninguém mais consegue fazer, pode ser um pouco decepcionante como Arcade competitivo. Até porque o jogo não reseta sua pontuação quando você perde um crédito, então não é tão difícil conseguir altas pontuações.

Avaliação
Estrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela Vazia
Screenshots

Curiosidades
*Nota Cultural: V-3

O V-3 (“Vergeltungswaffe 3”, saúde, obrigado, de nada), na realidade, não foi um foguete, mas sim um “super-canhão”. Usado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, o V-3 provou ser um fracasso sob vários aspectos, atirando de maneira muito menos eficiente e meno precisa do que era inicialmente o previsto. Hitler teria, supostamente, acreditado que esta seria a arma que traria vitória à Alemanha.

Este artigo foi postado em Reviews, Reviews: Arcade e marcado como , , . Adicione o permalink a seus favoritos.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *