Märchen Adventure Cotton 100%

Review: Bored_Cyrus | Data: 02/08/2008 | Última Revisão: 03/08/2011

Ficha
Plataforma Adaptações/Outras versões Data de Lançamento
Super Famicom/Super Nintendo 22/04/1994 (Japão)
Desenvolvimento Publicação Classificação
Success Datam Polystar Visão Lateral / Rolagem Horizontal
Multiplayer: Não.
Review

Ao passar seus olhos sobre um game como Märchen Adventure Cotton 100%, algum observador ocidental poderia pensar se tratar de um game “infantil”. Pois bem, vamos esclarecer: esse jogo é difícil demais e educativo de menos para entrar na nossa definição comum de “game infantil”, logo essa hipótese está descartada. O que explica existir um game destes, colorido e cheio de criaturas de contos de fadas, para pessoas crescidinhas, é a paixão japonesa — bastante curiosa, pelo menos para a maioria das pessoas desse canto do mundo — por coisas bonitinhas e fofinhas, que fica evidente em alguns animes, games e até mesmo em algumas franquias bem conhecidas, como Hello Kitty, só para citar alguns exemplos.

Märchen Adventure Cotton 100% é o segundo título de uma série originada nos arcades, que ainda renderia vários outros títulos, incluindo alguns shooters tridimensionais que escapam um pouco do tradicional esquema de side-scrolling dos shoot-em-ups clássicos. Um aspecto comum a todos os games Cotton é que você encarna uma jovem e adorável bruxinha, com a encantadora missão de sobrevoar um mundo mágico à bordo de sua vassoura e assassinar brutalmente todos os monstrengos feiosos e malvados que cruzarem seu caminho. Como o game não foi adaptado para solos americanos (até dá para entender o porquê), fica difícil decifrar o verdadeiro enredo por trás de Märchen Adventure Cotton 100%. Não que isso faça muita diferença, também.

São sete estágios jogados linearmente, como tradicional nos Arcades, sendo que cada estágio possui dois chefes e uma espécie de bônus no final (chamado de “Tea Time“). Você tem três tipos de ataque para despachar as enormes levas de monstregos que infestam seu reino mágico: shot, bomb e magic. Shot é o tiro normal, bomb é uma pequena esfera que pode ser arremessada para baixo (em parábola) e, por fim, magic é um ataque especial com número limitado de uso. São seis os tipos de magic, mas você só poderá usar três (dependendo da combinação escolhida no início do game), podendo alternar entre um tipo e outra no decorrer do game: Fire Dragon, Thunder, Twincle Star [sic], Fire Fairy, Bubble e Barrior [sic]. Enquanto as cinco primeiras magias são de ataque e, portanto, funcionam como as “superbombas” da maioria dos shooters, a última cria uma barreira temporária que bloqueia alguns ataques. Ao longo das fases, você também pode adquirir pequenas fadas, que ampliam seu poder de fogo (mais ou menos como as options de Gradius).

Como de tradição nos shoot-em-ups, qualquer colisão com um tiro ou inimigos é capaz de arrancar uma vida. Zeradas as vidas, você é obrigado a usar um continue (são três no total), mas felizmente você pode ajustar quantas vidas por continue você deseja ter a disposição. Você também pode optar por uma entre as quatro dificuldades: Easy, Normal, Hard e Mania. OK, apesar de ser um shoot-em-up simples e meiguinho, há um desafio decente em Märchen Adventure Cotton 100% e dá para jogar bem mais de uma vez para terminar nos vários modos de dificuldade possíveis.

Quanto aos gráficos e a parte sonora, Märchen Adventure Cotton 100% não deixa nada a desejar, mesmo que o jogador mais orgulhoso possa torcer o nariz para a temática do game. Os cenários e sprites 2D (nada de efeitos expansivos de Mode-7) são ricamente coloridos e cuidadosamente detalhados. O game é ambientado em locais típicos de contos de fadas como florestas, castelos, vales floridos e alguns outros. Cada fase tem um aspecto bem único, sem muita repetição. As músicas são, como não poderia deixar de ser, bem “alegres”, na falta de algum adjetivo melhor. Há também algumas algumas vozes digitalizadas enfiadas aqui e ali — apenas pense naqueles agudos excruciantes que só as cordas vocais nipônicas conseguem produzir.

Em suma, Märchen Adventure Cotton 100%, apesar de realmente não acrescentar nada ao gênero, é um shoot-em-up divertido. Basta se livrar dos preconceitos, se houver algum, e se certificar de que ninguém esteja olhando. Sabe como é, por mais que você não ligue, pode pegar mal…

Avaliação
Estrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaMeia EstrelaEstrela Vazia
Screenshots

Dicas/Segredos
“Visual Demo”

Para assistir a qualquer uma das cutscenes, execute a seguinte sequência na tela título:

Cima – X – Baixo – B – Esquerda – Y – Direita – A – L – R – Start

Selecione com o direcional, use o Y para assistir e Start para sair.

Créditos Extras

Simplesmente pressione Select na tela título para adicionar mais créditos. O limite de créditos é 9.

Este artigo foi postado em Reviews, Reviews: Super Nintendo / Super Famicom e marcado como , , , , . Adicione o permalink a seus favoritos.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *