Gun Nac

Review: Bored_Cyrus | Data: 02/08/2008 | Última Revisão: 02/08/2011

Ficha
Plataforma Adaptações/Outras versões Data de Lançamento
NES 04/1991 (Estados Unidos)
05/10/1990 (Japão)
Desenvolvimento Publicação Classificação
Compile ASCII Entertainment (Estados Unidos)
Tonkin House (Japão)
Visão Superior / Rolagem Vertical
Multiplayer: Não.
Review

Um shooter bem engraçadinho. Não estamos falando do escrachado Parodius e nem do homoerótico Cho Aniki — embora estes mereçam, e muito, este rótulo — mas sim de Gun Nac. Neste curioso game da Compile (criadora de Aleste e Zanac), você será atacado por coelhos, toras de madeira voadoras, vasos, moedinhas de cinquenta centavos, cadeiras, velas, guarda-chuvas e mais um monte de tralhas aleatórias que pipocam caoticamente em sua tela. Não tente entender.

Até pensei em escrever nestas linhas que se seguem o “enredo” absurdo deste game, mas as palavras do manual dizem por si mesmas:

No início…

Em um lugar muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito distante. Realmente distante. Tão distante que é difícil imaginar… Na verdade, é absolutamente difícil de acreditar. Um lugar tão distante, na verdade, que se encontra em um lado do universo, enquanto nós, na Terra, existimos no outro. Isso é distante.

Nessa terra distante, um dos lugares mais populares e pacíficos do Universo para se viver se encontrava dentro da Galactic Federation, no sistema solar de IOTA Syntethica.

Durante um grande espaço de tempo, a Galactic Federation criou uma série de sistemas solares sintéticos baseados em estrelas feitas artificialmente. Todos esses sistemas solares eram muito bacanas, extravagantes e prósperos em comparação à economia Universal.

Em se tratando de sistemas solares, IOTA Syntethica era o bacana dos bacanas, o maioral dos maiorais… o “cool” dos “cool”. Até que um dia um estranho tipo de campo de energia cósmico engoliu IOTA Syntethica, consumindo toda a vida. As coisas mais ridículas estavam acontecendo. As pessoas de IOTA Syntethica não estavam mais seguras — nem mesmo em suas casas. O campo de energia maligno misteriosamente trouxe vida à objetos inanimados comuns e transformaram animais aparentemente inofensivos em criaturas gigantescas incontroláveis! Da noite para o dia, aparelhos domésticos, plantas, animais e produtos feitos nas fábricas começaram a atacar todos os habitantes do sistema solar de IOTA Syntethica.

A Galactic Federation, sabendo que os problemas eram grandes demais para ela, convocou o comandante Gun-Nac, filho do lendário Xan, como sua única esperança de salvar IOTA Syntethica da destruição por esta força cósmica totalmente bizarra.

Comandante Gun-Nac, um renegado por natureza, é frequentemente difícil de ser encontrado, já que ele está constantemente viajando em seu tempo livre de Galáxia para Galáxia em sua aventura para se tornar o maior jogador de Videogame do Universo… uma missão que nós, da ASCII, muito valorizamos. Então, como uma mensagem de utilidade pública, estamos publicando uma cópia oficial da ordem da Galactic Federation para o comandante Gun-Nac se reportar ao dever e cumprir sua missão.


Ordens Oficiais
Galactic Federation Ilimitada
Ministro da Defesa
Quadrante: Alpha Control Biosphere
Lasertrans: 714/373/2054
Diretiva Suprema PIH-DR3-COPB

Para: Comandante Gun-NAC
Código: Vermelho
Missão: Destruir o misterioso campo de energia cósmica presente nas proximidades do sistema solar de IOTA Synthetica

Objetivos:
– INFILTRAR em todas as oito áreas planetárias.
– ELIMINAR objetos e formas de vida perigosos.
– DESTRUIR todos os monstros-chefe.
– NÃO se importe com ninguém!
– NÃO tenha piedade!

As pessoas de Iota Syntethica dependem de seu sucesso. Que a Galactic Federation e alguma sorte estejam com você!


Para falar a verdade, a Galactic Federation está nos pagando uma nota preta pra produzir este videogame com o nome do Comandante Gun-Nac nele. Pense bem… você não compraria um videogame se ele tivesse seu nome nele? Afinal de contas, Comandante Gun-Nac poderia estar em nosso planeta agora mesmo, dando uma olhada no Nintendo Entertainment System. E se Gun-Nac estivesse na Terra, andando na seção de videogames da loja e visse seu nome em uma embalagem, seria natural se ele descobrisse que alguém, em algum lugar, está como um louco tentando contatá-lo!

O game é divido em um total de oito fases bem extensas e uma quantidade generosa de inimigos, como de costume nos shooters da Compile. Há quatro níveis de dificuldade diferentes e você pode até mesmo configurar se os inimigos devem soltar tiros ao serem destruídos, o que dá uma pimenta a mais no game para quem assim desejar. Ainda assim, a dificuldade é sempre razoável. Você tem várias vidas ao iniciar, pode carregar um máximo de 20 bombas especiais e, se o pior acontecer (evento mais conhecido como GAME OVER), você pode continuar da mesma fase onde morreu, por quantas vezes quiser. Claro, com armas fracas e menos vida, do contrário não teria graça.

Um detalhe interessante de Gun Nac é que, no intervalo entre cada estágio, você é levado a uma pequena loja onde pode comprar algumas coisas para sua nave. Alguns sacos de dinheiro que aparecem de vez em quando durante as fases fornecerão os créditos para você realizar suas aquisições. Você pode trocar armas, comprar asas (um item que melhora o poder de fogo da nave) ou melhorar o nível de suas armas. Embora você não precise comprar nada dependendo do estado atual da nave, a loja pode ser bastante útil nas últimas fases, se você chegar lá com uma nave fraca. Afinal, os inimigos começam a ficar bem numerosos no final e andar com uma nave fraca nessas situações é a coisa mais desagradável que pode ocorrer em Gun Nac.

Você tem à sua disposição vários tipos de bombas e armas. Armas podem ser trocadas durante as fases ao se coletar pequenos itens representados por números (cada número representando um tipo de arma, existem seis tipos) e melhoradas através de power-ups. São cinco tipos de armas e você dificilmente vai encontrar uma que te desagrade: independente da situação, qualquer arma do game é efetiva. Gun Nac também tem vários tipos de bombas, que são particularmente úteis em situações de perigo ou desespero, como chefes e partes com superlotação de inimigos. Assim como as armas, elas também podem ser melhoradas e trocadas por power-ups, mas é mais complicado: você precisa coletar um mesmo tipo de bomba duas vezes seguidas. É claro, como toda “super-bomba” de shoot-em-up, economizar e usar este recurso apenas quando necessário é o melhor a se fazer, ainda que o limite alto de bombas que você pode carregar (20) acabe provocando você a fazer o contrário.

  • Arma 1: Blaster – O tradicional tiro multi-direcional. Em níveis mais fortes, pode atirar para trás também
  • Arma 2: Screen Buster – Uma bola de energia que lança alguns tiros laterais também. Faz um belo estrago em níveis altos.
  • Arma 3: Search Driver – Alguns tiros em formato de Lua que perseguem os inimigos. Não é muito forte, mas… persegue os inimigos.
  • Arma 4: Dragon Napalm – Arma de fogo fortíssima: duas chamas são lançadas em linha reta continuamente. O problema é que elas começam a diminuir com o tempo.
  • Arma 5: Wide Beam – Vários lasers que podem cobrir uma parte bem grande da tela, ou até mesmo a tela inteira. Muito eficaz quando os inimigos vêm de todos os lados (praticamente 95% do tempo).
  • Bomba F: Fire Bomb – Um círculo grande de fogo é produzido. Se você ficar no meio dele, serve como escudo também.
  • Bomba B: Blizzard Bomb – Uma parede de gelo que se move para a esquerda e a direita na tela, atingindo o que estiver perto.
  • Bomba T: Thunder Bomb – Um trovão é lançado e começa a quicar nos cantos da tela, destruindo tudo aquilo em que encostar.
  • Bomba W: Water Bomb – Uma chuva corrosiva cai do céu e destrói tudo que estiver na tela.

Quanto aos gráficos, Gun Nac agrada bastante para um jogo NES: embora os cenários se repitam durante as fases em função das limitações técnicas, o jogo compensa com a quantidade generosa de ação e com as fases cheias de piadinhas visuais. Há, por exemplo, um estágio onde coelhos lançam cenouras em você, outro onde você atravessa uma espécie de “planeta-banco” e alguns outros que fazem menos sentido ainda. Se é para fugir um pouco do manjado tema “guerra espacial”, está valendo. Um recurso interessante usado por Gun Nac e vários outros games de NES para evitar aquelas chatíssimas travadinhas é fazer alguns sprites desaparecem rapidamente quando a tela se enche demais de coisas. No caso de frescuras por parte do jogador, irritação dos olhos ou risco de ataques epiléticos, há a possibilidade de evitar essas piscadinhas, colocando prioridade para os sprites no menu de opções.

Em suma, Gun Nac é um shooter divertido e acessível, como de praxe nos antigos games da falecida Compile. E, de brinde, bem-humorado, embora não o escracho descarado de Parodius. Se bem que talvez seja Cho Aniki quem mereça esse adjetivo…

Avaliação
Estrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela Vazia
Screenshots

Curiosidades
“Come in here, dear boy, have a cigar…”

Na segunda fase, algumas coisas foram modificadas para o lançamento de Gun Nac em solos americanos. O motivo? Cigarros. Na versão original, cigarros voam pela tela, isqueiros gigantes acendem no chão e até mesmo caixas de cigarro atacam você. Como isso soaria “impróprio” para alguns conservadores (tipos que, definitivamente, não faltam nos Estates), esses objetos foram trocados para elementos mais razoáveis, como mísseis. O subchefe desta fase, que na versão japonesa é uma caixa de cigarro gigantesca, foi trocado para uma inocente e estranha navezinha na versão americana.

Coelhos na lua?

Na primeira fase, você é atacado por vários coelhos em um cenário que lembra o solo lunar. O que à primeira vista pode parecer apenas uma obra de humor aleatório da Compile, na verdade é uma “paródia” de uma lenda do folclore asiático. A versão japonesa e coreana deste mito diz que existe um coelho vivendo na lua, amassando arroz para transformá-lo em uma espécie de bolinho chamado de mochi (pronuncia-se “mo-tii”). O mito provavelmente surgiu por causa de uma pareidolia, ou seja, quando algo vago ou aleatório é tido como significativo por algum observador, como por exemplo visões de supostos OVNIs ou supostas mensagens gravadas ao contrário em músicas: a superfície da Lua tem regiões escuras que formam uma imagem de algo parecido com um coelho próximo a um “barril” (que os japoneses associaram a um instrumento usado na fabricação do mochi).

Dicas/Segredos
Seleção de estágios

Vá em CONFIG.SYS. Coloque o cursor em SOUND TEST e aperte Direita até que o número fique em 05. Então, coloque o cursor em AREA e use os direcionais Esquerda ou Direita para escolher qualquer estágio. Para jogar, aperte Start.

Links

Fontes:
Atari HQ – Manual de Gun Nac

Link visualizado em 11/05/2008.

Este artigo foi postado em Reviews, Reviews: NES / Famicom e marcado como , , , , . Adicione o permalink a seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *