Thunder Force IV

Review: Bored_Cyrus | Data: 02/08/2008 | Última Revisão: 03/08/2011

Ficha
Nome alternativo: Lightening Force: Quest for the Darkstar (Estados Unidos)
Plataforma Adaptações/Outras versões Data de Lançamento
Mega Drive/Sega Genesis Sega Saturn (Thunder Force Gold Pack 2) 1992
Desenvolvimento Publicação Classificação
Technosoft Technosoft (Japão/Europa) / Sega (América do Norte) Visão Lateral / Rolagem Horizontal
Multiplayer: Não.
Review

Quarto título de uma das séries de shoot-em-up mais cult que existem, e que já havia tido outros dois títulos lançados para o mesmo Mega Drive, Thunder Force IV é um clássico do 16-bit da Sega. Logo de cara, Thunder Force IV já deixava claras suas intenções com uma das animações de introdução mais estilosas da época, regada ao som do mais genuíno Speed Metal algum dia já produzido pelo chip sonoro do Mega Drive. Sério, caso o jogador abrisse o console, poderia ver fumaça saindo dos circuitos. Some a isso um dos trabalhos gráficos mais impressionantes de sua época e temos o que eu poderia chamar de Vitória Instantânea (dos Seguistas da época brigando contra Nintendistas. Até que o Nintendista cite Axelay e… bah, quem se importa mesmo?). Se bem que nada é perfeito. Para o lançamento em solos americanos, Thunder Force IV recebeu o inacreditável título de “Lightening Force: Quest for the Darkstar“, numa das demonstrações de criatividade de tradutor mais contra-produtivas da história dos videogames.

A história de Thunder Force IV se localiza logo após os eventos de Thunder Force III. Depois de destruir o imperador do ORN Empire (Império ORN) em Thunder Force III, a Galaxy Federation (Federação da Galáxia) pensa ter aniquilado de vez a ameaça do império. Ledo engano. A Federação passa a sofrer ataques cada vez mais frequentes de forças desconhecidas. Logo, descobrem quem está por trás de tais ataques: o exército Vios, composto por remanescentes e aliados da ORN. A Federação localiza o quartel-general inimigo em Aceria e realiza um ataque, mas acaba descobrindo da pior forma que o poder do Vios está ainda maior que o do antigo ORN Empire. Com o auxílio da nova e revolucionária espaçonave FIRE LEO-04 Rynex, desenvolvida pela Galaxy Federation, você deverá atacar e destruir a ameaça das forças dos Vios de uma vez por todas.

Thunder Force IV é jogado pela perspectiva horizontal, assim como seu antecessor. Vale notar que o primeiro Thunderforce da série, muito obscuro por sinal, usava visão superior e possibilitava movimentos para todos os lados, idéia que foi mantida em alguns estágios de Thunder Force II e descartada de vez em Thunder Force III, que praticamente estabeleceu os rumos que a série tomaria em seguida. O sistema de armamentos é composto por vários tipos diferentes de arma que são liberadas por meio da coleta de power-ups, permitindo que você troque entre elas a qualquer momento. Caso você morra, a arma equipada será perdida, mas todas as outras serão mantidas. Você também pode capturar CLAWs, que são pequenos auxiliares que multiplicam seu poder de fogo e, a partir do meio do jogo, permitem que você ataque com a devastadora Thunder Sword©. A Thunder Sword© é um raio poderoso que é carregado automaticamente quando a nave pára de atirar por uns momentos. O único porém é que, se você lançar o raio, sua nave sofre um recuo enorme, podendo se espatifar em paredes e obstáculos que estiverem próximos. Isso mesmo, eis aqui um game que respeita a Lei da Ação e Reação! Em algum lugar do universo, Newton pode finalmente descansar em paz…

Você também tem a possibilidade de trocar a velocidade da sua nave a qualquer momento, para que não fique mais rápido/lento do que o desejado em determinadas situações. Quanto às armas, sua nave tem um arsenal invejável à disposição e cabe a você administrá-lo bem:

  • Twin Shot: uma das duas armas básicas (que você não perde ao morrer). É um tiro duplo simples, que pode ser atualizado para o Blade.
  • Back Shot: a outra arma básica, e também a única que atira para trás. Pode ser atualizada para a Railgun.
  • Snake: atira projéteis para cima e para baixo.
  • Free Way: atira alguns mísseis em múltiplas direções.
  • Hunter: dispara bolas de energia que perseguem os inimigos.
  • Shield: power-up que cria uma barreira em torno da sua nave e a protege de alguns ataques.

O game é razoavelmente comprido para um shoot-em-up: dez fases, sendo que as últimas são mais longas e, as primeiras, mais curtas. Em relação às quatro primeiras fases, Thunder Force IV retoma a idéia de Thunder Force III e dá a liberdade para que você escolha a ordem em que elas serão jogadas. São quatro estágios iniciais: Strite, Daser, Ruin e Air Raid. Claro que essas são as mais fáceis (não teria graça se já apelasse desde o começo) e, com a exceção de Air Raid, tem cenários bem abertos onde você pode se mover com bastante liberdade e fugir facilmente dos inimigos. Nada que denuncie os ambientes claustrofóbicos, cheios de corredores e obstáculos, que o aguarda nas últimas fases.

Apesar de parecerem meio simples, essas fases iniciais têm conceitos interessantes: em Strite, por exemplo, você é jogado num cenário enorme de mar aberto, sendo atacado por diversas naves no céu e então submergindo no oceano por alguns momentos para ir de encontro a um imenso submarino. A sequência de ação que se segue é cinematográfica, se é que dá para chamá-la assim: você sai do oceano para confrontar um enorme chefe voador ao som do mais fino Heavy Metal. Em Air Raid, por outro lado, você atravessa os céus de uma metrópole (os gráficos deste cenário são particularmente bonitos) e precisa desviar de uma frota imensa de naves gigantes que ficam em seu caminho. A partir da sexta fase, entretanto, é que o game realmente “começa”. Você será jogado em fortalezas e cavernas cheias de obstáculos — alguns trechos são estreitos, formados todos por corredores.

As fases de Thunder Force IV são facilmente memorizáveis após algumas tentativas: não é bem como R-Type ou Gradius, nos quais havia sempre aquele detalhe a mais que você precisava conhecer para não morrer. Mas o lance é que, embora uma boa memória ajude bastante, o game é mais focado em “respostas rápidas”. É preciso estar atento para que os muitos inimigos presentes nas fases não te atropelem, o que exige rapidez e precisão nos controles. Os chefes também são resistentes, obrigando você a se manter concentrado enquanto é bombardeado incessantemente por seus ataques, além de exigirem uso de táticas diferenciadas para serem destruídos. Saber quando trocar entre uma arma e outra é uma habilidade valiosa, assim como julgar qual das velocidades é a mais adequada para as situações de aperto.

Mesmo Thunder Force IV seguindo a tradição dos shoot-em-up (um mísero dano e você explode), você pode contar com a generosidade do jogo em distribuir uma boa quantidade de vidas entre as fases. O lance é estocá-las nas fases mais fáceis para ganhar o “direito” de morrer algumas vezes a mais nos estágios mais complicados. Mesmo que você perca todas suas vidas, há ainda alguns continues para que você possa continuar tentando, embora isso custe a você todos os pontos que você coletou até morrer. Mesmo que o nível padrão de dificuldade já constitua um bom desafio, você também pode alterar para outros modos (Easy, Normal, Hard, Maniac), para que se encaixe ao seu nível de habilidade. Essas opções, entretanto, estão um tanto escondidas e é preciso uma manha para acessá-las.

Thunder Force IV é simplesmente um dos games mais bonitos do Sega MegaDrive. O famoso truque do Parallax Scrolling, muito comum na época que os games 2D precisavam ser inventivos para gerar a ilusão de profundidade, foi aqui usado e abusado na composição de vários cenários, com resultados dificilmente superados por qualquer game de sua época. Sua pequena navezinha irá cruzar locais inóspitos como oceanos, cidades em ruínas, instalações militares, fábricas, cavernas e vulcões. Os chefes e inimigos apresentam um visual bastante imaginativo e também muito bem detalhado, com destaque para os robôs gigantes nos finais das fases. Afinal, o que seriam dos shoot-em-up sem seus chefes gigantes? O chefe final deste game é o melhor exemplo, um trambolho que ocupa ao menos 80% da tela e força você a se refugir nos cantos. O jogo exagera em alguns momentos e slowdowns acontecem quando muitos sprites acumulam na tela (o que ocorre com certa frequência). Mas, no geral, sim, Thunder Force IV é um dos melhores exemplos que o 2D ainda conserva todo seu charme.

A Technosoft sempre realizou trabalhos excelentes quanto às trilha sonoras de seus games e Thunder Force IV não é exceção. Entretanto, enquanto a trilha sonora de Thunder Force III atraía atenção graças às melodias simples e grudentas, Thunder Force IV simplesmente resolveu perder a compostura e apelar para os sempre infalíveis riffs de guitarra. A coisa soa como uma homenagem ao indefectível Heavy Metal dos anos 80, o que deve abrir um sorriso de orelha à orelha nos jogadores mais metalhead que puderem ignorar as óbvias limitações do chip de som do console. O mais curioso é que alguns nomes das músicas da trilha sonora original do jogo, lançada pouco tempo depois do game em edição limitada (hoje em dia facilmente encontrável na Internet) poderiam facilmente integrar a discografia de qualquer banda mais “Farofa” por aí: ‘Evil Destroyer‘, ‘Stand Up Against Myself‘ e ‘Metal Squad‘ são alguns bons exemplos. É claro, como toda boa trilha sonora, Thunder Force IV também tem seu repertório de músicas de mais “calmas” e atmosféricas, que cumprem perfeitamente seu papel de acompanhar o ritmo do jogo… aquela coisa de calmaria que precede a tempestade. Definitivamente, dois polegares estendidos com louvor para a trilha sonora de Thunder Force IV. Ideal para ouvir no carro quando você estiver sentindo aquela nostalgia…

Olhando para trás, até que os donos de Mega Drive foram muito bem servidos em termos de shoot-em-ups: Gaiares, M.U.S.H.A. Aleste, Gleylancer e Thunder Force III são alguns dos títulos que fãs mais experientes do gênero já devem ter cansado de jogar e re-jogar em seus momentos de nostalgia. Mesmo assim, considerando a hipótese de que nenhum desses games existisse, Thunder Force IV ainda sim daria prato principal e sobremesa. Um shoot-em-up absolutamente estiloso e divertido, difícil mas não impossível, daqueles que você pode jogar sem muitas preocupações depois de um longo dia de trabalho. Aliás, nada como relaxar balançado a cabeça com o que há de mais fino em “Pixel Metal“! Dudu-da-dudu-da-dudu-da-du-da-dada…

Avaliação
Estrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela CheiaEstrela Cheia
Screenshots

Curiosidades
Trilha sonora

A Technosoft lançou (01/08/1992) um álbum contendo a trilha sonora de Thunder Force IV, composta por Takeshi Yoshida, Toshiharu Yamanishi e Tomomi Ohtani.

Dicas/Segredos
Acesse o menu de opções

Quando o logotipo da Sega aparecer (logo que iniciado o jogo), rapidamente pressione A + START. Nesta tela, você poderá alterar configurações como nível de dificuldade (Easy, Normal, Hard e Maniac) e os controles.

99 Vidas

Acesse o menu de opções e configure a opção Stock Ships para 0. Você terá 99 vidas.

Seleção de Armas

Pause o game e faça a sequência:

Cima – Direita – A – Baixo – Direita – A – C – Esquerda – Cima – B

Agora, aperte Cima para obter todas as armas. Após realizar a sequência, você também pode apertar Direita para adicionar ou remover o CLAW. Para remover alguma arma, selecione-a com o game ainda pausado e aperte Baixo.

Faixas “Omake”

Para ter acesso a músicas extras, complete o game nas várias dificuldades diferentes.

Controle de velocidade

Não é bem um truque, mas pode passar despercebido. A cada toque, o botão de velocidade aumenta-a em 25%. Entretanto, se você manter pressionado, ele irá aumentar de 1% em 1% até que você o solte.

Este artigo foi postado em Reviews, Reviews: Mega Drive / Sega Genesis e marcado como , , . Adicione o permalink a seus favoritos.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *